SCOOTER ELÉTRICA VECTRIX VX-2


VEJA ANÁLISE COM MAIS DETALHE AQUI, NO SCOOTERS-ELETRICAS.COM: dados técnicos, fotos e principais concorrentes.

O Scooters Elétricas apresenta mais uma scooter elétrica premiada, da marca Vectrix, modelo VX-2.

Relembre-se que a Vectrix esteve em grande no ano de 2011, com dois modelos a serem premiados com o título de “Melhor E-Scooter Europeia do Ano”:

- A Vectrix VX-1, uma maxi scooter, na categoria de “Mais de 45km/h”;
E a Vectrix VX-2, na categoria de “Menos 25km/h”.


Já aqui referimos anteriormente que este prémio foi atribuído por um júri (constituído por figuras internacionais de renome) que teve em consideração um conjunto de itens, destacando-se: os consumos, a autonomia, a performance, o conforto, a qualidade de construção, o design e o preço.




PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS

·         Performance:

A Vectrix VX-2 foi projetada para se tornar a companheira ideal nos trajetos urbanos de curta/média distância. A sua velocidade máxima é de cerca de 45km/h, que poderá ser considerada reduzida em algumas situações, embora para os percursos dentro da cidade seja uma velocidade razoável.
A VX-2 inclui um motor de 4000 W, precisando de 7 segundos para atingir a velocidade de 45km/h.
À semelhança da Vectrix VX-1, a VX-2 vem equipada com um punho acelerador multifunções, que permite acelerar e acionar o sistema de travagem regenerativa (rodando o punho em sentido inverso ao de aceleração), com impacto positivo ao nível da autonomia do veículo.


·         Autonomia:

A autonomia da VX-2 situa-se entre os 64km e os 88km, dependendo de vários fatores, nomeadamente, o tipo de condução, o terreno e o peso. A este respeito importa referir a importância que o sistema detravagem regenerativa pode desempenhar em termos do aumento da autonomia, principalmente, em percursos irregulares, com algumas descidas, onde é possível fazer uso da travagem regenerativa.
A autonomia de uma scooter elétrica está diretamente relacionada com o tipo de bateria e a sua capacidade. Neste caso, a VX-2 vem equipada com uma bateria do tipo silício/chumbo selada (sem manutenção), com uma tensão de 48 volts, e um tempo de recarga de 3,5 a 5 horas. Esta bateria apresenta uma vida estimada de 3 anos, com 350 ciclos de descarga.

·         Dimensões:

A VX-2 apresenta dimensões mais reduzidas comparativamente aos outros modelos Vectrix, o que a torna mais maneável, atributo fundamental para ultrapassar o trânsito das cidades.
Apesar das suas razoáveis dimensões, o seu peso, de 195kg, está ao nível do modelo VX-1 Li, uma maxi scooter. Assim se justifica a função de marcha atrás no punho acelerador, que terá um papel importante nas manobras de estacionamento mais apertadas/difíceis.

·         Preço: 4.200 euros


AVALIAÇÃO


Estamos perante uma scooter elétrica que foi premiada e, só por isso, merece a nossa consideração. No entanto, existem alguns pontos a melhorar, nomeadamente, o tipo de bateria, de silício/chumbo selada, que apresenta algumas limitações ao nível da sua durabilidade e capacidade. O ideal seria que a Vectrix VX-2 viesse equipada com uma bateria de lítio, mas, o preço não seria o mesmo, que já de si é algo puxado (superior a 4.000 euros).

Também seria conveniente que a velocidade máxima fosse superior. Os seus 45km/h podem revelar-se insuficientes, principalmente, se nos aventurarmos por percursos fora dos centros urbanos. Mas, certamente que o aumento da velocidade máxima teria impacto ao nível da sua autonomia, que neste modelo poderá atingir os 88km.

Refira-se ainda o peso excessivo desta scooter elétrica (ao nível de uma maxi-scooter), que a penaliza em termos de prestações e autonomia.

PONTOS FORTES
PONTOS FRACOS
·   Punho acelerador multifunções
·   Travagem regenerativa
·   Qualidade de construção
·   Bateria não amovível
·   Tipo de bateria (silício/chumbo)
·   Velocidade máxima
·   Peso

Por fim, o Scooters Elétricas recomenda a análise dos modelos da E-Max 90 S e 120 S, concorrentes diretos da Vectrix VX-2, com preços mais convidativos.

Experimente-as e só depois decida!



SCOOTER ELÉTRICA VECTRIX VX-2 SCOOTER ELÉTRICA VECTRIX VX-2 Reviewed by Scooters Elétricas on janeiro 24, 2012 Rating: 5

4 comentários

  1. boa tarde pode-me dizer onde comprar e o seu preço obrigada

    ResponderEliminar
  2. Olá Sara Mendes,
    Este é um modelo muito agradável de se conduzir (digo de experiência própria de mais de 15.000KM realizados).
    Em Aveiro, através de uma empresa que apenas comercializa veículos eléctricos, que da qual eu também faço parte, como técnico especializado em VE´s, poderá fazer uma encomenda, um teste drive, sem compromisso. De uma coisa estou certo, mesmo que não a adquira, certamente irá gostar muito de a conduzir.
    Existem mais 2 marcas que utilizam o mesmo quadro de scooter, sendo elas a Govecs e a E-max. Também existe a possibilidade colocar baterias de lítio, e de escolher o tamanho das baterias para a autonomia que melhor lhe agradar. Na altura de fazer a escolha, pense que quanto maior for a autonomia, maior será também a sua durabilidade.
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Já possuo uma vortex RS e estou a pensar comprar uma mais potente equiparda às 125 de combustão qual o preço?

    ResponderEliminar
  4. o detran do rio grande do sul esta prendendo todas que rodam pela cidade é melhor os representantes das deidas marcas resolverem este problema estou com a minha guardada a quatro anos

    ResponderEliminar